Art and Community
A Alfaia - Arte e Comunidade é uma associação cultural criada em 2017, está sediada em Loulé e afirma-se como um espaço singular na região do Algarve dedicado à promoção e experimentação no campo fértil e expandido das artes visuais contemporâneas.
O objetivo primeiro da sua fundação foi a de conceber e programar atividades dirigidas ao público geral focadas na educação artística, tendo como ponto de partida os equipamentos culturais existentes no Algarve. Ainda em 2017, a Alfaia foi convidada a colaborar no projeto Loulé Design Lab, parte integrante do Loulé Criativo, uma iniciativa da C.M. de Loulé, com quem mantém uma estreita colaboração.
Em 2018, para o Festival Verão Azul, desenvolveu o plano de comunicação e apoio à produção da residência artística e apresentações ao público, deu apoio na produção da exposição central do Festival de Banda Desenhada da Amadora. Durante o ano de 2019, a Alfaia prestou serviços de gestão cultural à Trienal de Arquitetura de Lisboa, sendo responsável pela organização, coordenação e produção da exposição Espaço Interior, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, na organização e produção do ciclo de conferências Talk, Talk, Talk. A direção fundadora da instituição, tendo completado 5 anos de gestão, apresentou vontade de renovação.
Até final de 2021, a Alfaia disponibilizou os seus serviços de gestão, programação, produção, comunicação e de desenvolvimento deste projeto.
Em Fevereiro de 2022 apresentou-se uma nova direção que trouxe consigo um alargamento do espectro das áreas de ação com o propósito de estabilizar a sua autonomia artística e ampliar o campo programático, numa visão de crescimento sustentado para o futuro.
Hoje está profundamente enraizada e atenta às dinâmicas, assimetrias e urgências da sua comunidade, da região e do mundo, colocando a criação artística enquanto espaço de reflexão crítica e (re)construção de outras realidades e futuros, num compromisso ético, estético e político.
A Alfaia entende a prática artística enquanto exercício de democracia, aproximando-a de novos públicos, esbatendo desigualdades no acesso, fruição e apropriação da Arte Contemporânea.
Organiza a sua a ação em 4 áreas estruturais: Programação, Criação, Mediação/Formação e Circulação numa lógica de transdisciplinaridade, descentralização, sustentabilidade e acessibilidade.
Privilegia a relação com artistas visuais locais e nacionais assim como outros agentes externos que possam provocar e ser inspirados pelo território algarvio.
O espaço sede da Alfaia é o centro catalisador da actividade da associação dedicado à criação, divulgação e investigação da arte contemporânea, com uma programação regular, exigente, independente e (muitas vezes) disruptiva na região.
Em 2023 a Alfaia passou a integrar o projeto Ponto de Encontro, uma parceria entre a C.M. Loulé e o PNA e um equipamento cultural Municipal. A Alfaia participou neste projeto durante todo o ano letivo, enquanto associação cultural residente, no Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco, colaborando também com o Arquivo Municipal, entrelaçando conhecimentos e dinâmicas relacionais entre comunidade e instituições.
A Alfaia, é em 2024 um agente cultural de referência no Algarve, estabelecendo um contacto real e direto com a sua população, envolvendo-a na sua programação.





